Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Habilidades Motoras Segundo Gallahue

Podemos considerar como habilidades motoras quase todos os movimentos ou toda ação,ato ou tarefa motora capaz de atingir um resultado final com a máxima certeza, com mínimo dispêndio de energia e ou tempo.
O andar é reconhecido como primeiro padrão fundamental de movimento ou habilidade básica a se desenvolver. A ele seguem-se outros padrões fundamentais ou habilidades básicas como: correr, saltar, arremessar, receber, quicar, rebater e chutar.
Habilidades Básicas:
São atividades motoras voluntarias que permitem a Locomoção e a Manipulação em diferentes situações, caracterizadas por uma meta geral, ou seja, não especifica, e que servem de base para uma aquisição futura de tarefas mais complexas.
Habilidades Perceptivas:
São atividades motoras que envolvem a percepção do executante, através de estímulos, visuais, auditivos, táteis e cenestésicos recebidos e que são interpretados pelos centros cerebrais superiores os quais emitem a decisão e resposta, possibilitando os ajustes ao ambiente e no comportamento motor,
Habilidades Especificas:
São atividades motoras voluntarias mais complexas e com objetivos específicos, como a cortada no voleibol, arremesso á cesta e bandeja no basquetebol
Habilidades Discretas ou Não Repetitivas:
São habilidades executadas de uma só vez, são caracterizadas por ter um inicio e um fim definidos, embora possam ser repetidas mais de uma vez numa situação esportiva.
Habilidades Continuas ou Repetitivas:
São habilidades executadas de maneira contínua ou com movimentos que se repetem continuamente, durante a execução da habilidade, são caracterizadas por não ter inicio nem fim bem definidos.É o executante ou alguma força externa que determina o inicio e o fim da habilidade, ao invés da própria.
Exemplo: nadar, pedalar e etc.
Habilidades Não Repetitivas em Seqüência:
São habilidades não repetitivas colocadas em series e executadas de uma maneira para formar outras ações mais complexa.  
Habilidades Fechadas:
São habilidades executadas sem que o aprendiz tenha que tomar decisões rápidas pois não se tem mudanças bruscas de condições no ambiente, a habilidade é realizada em ambiente estável e previsível, porque o estimulo para a execução ocorre sob condições fixas e sem mudança no ambiente.
Habilidades Abertas:
São habilidades onde a execução depende das ações dos estímulos externos ou das ações de seus oponentes pois essas habilidades se desenrolam em um ambiente que muda no tempo e no espaço e por isso o executante não pode ficar parado ou quase decidir apenas por si o momento da ação ou reagir, o executante deve se movimentar e agir conforme o desenrolar das ações a serem realizadas pelos seus oponentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário