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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Aprendizagem Motora

A aprendizagem Motora defini-se como um processo no qual o individuo aprende a executar uma ação motora que ele não executava.
A definição de Aprendizagem Motora reflete 4 conceitos.
  • Aprendizagem é um processo mediante o qual se adquire a capacidade para uma ação hábil.
  • Aprendizagem resulta da experiência e ou da prática.
  • Aprendizagem não pode ser medida diretamente, em vez disso é deduzida ou aferida a partir do comportamento motor demonstrado ou pelo desempenho apresentado.
  • Aprendizagem produz mudanças relativamente permanentes no comportamento motor; portanto mudanças breves ou de curto prazo não são consideradas como aprendizagens (Shimidt, 1993).
No contexto educativo a Aprendizagem Motora promove no conjunto de atividades globais da criança.
No contexto esportivo-competitivo estuda e aprimora a aquisição de desempenho performance técnico de habilidades motoras isoladas.
A Aprendizagem Motora é um processo interno, não diretamente observável, e só pode ser deduzida pelo Comportamento Motor do aprendiz, ou seja, pelo seu desempenho da tarefa motora. Isto significa que, algumas características (da Habilidade) aparecem relacionadas ao desempenho demonstrado, e, que são indicadores chaves de que houve o desenvolvimento da aprendizagem, ou seja, houve uma aquisição não observável, de uma habilidade.
A aprendizagem pode ser classificada como ocorrendo em 3 domínios do comportamento humano: Cognitivo, Afetivo – Social e Motor.
Domínio Cognitivo: quando enfatizamos a lembrança de um material verbal, o conhecimento, a interpretação, a resolução de problemas, a criatividade, lembranças de regras, compreensão de estratégias ou táticas, estaremos sendo influenciados pelo comportamento no Domínio Cognitivo.
Domínio Afetivo – Social: quando os objetivos a serem trabalhados, tratarem basicamente de sentimentos, emoções, motivações, valores, atitudes, responsabilidade, atenção, apreciação, organização ou estruturação de valores em um sistema ou na caracterização de valores, são exemplos de comportamentos no Domínio Afetivo – Social.
Domínio Motor: quando enfatizamos movimentos ou a coordenação de movimentos de parte ou do corpo inteiro, seja na aprendizagem de um saque de voleibol, de um salto ou de um arremesso, estaremos enfatizando ou influenciando mudanças no comportamento do Domínio Motor ou também chamado de Domínio Psicomotor.

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